Notícias CROSC

Covid-19: municípios iniciam imunização da linha de frente da saúde

A cirurgiã-dentista Fernanda Baldissera, Representante Municipal do CRO/SC em Pinhalzinho, foi vacinada nesta quarta-feira (20) contra Covid-19, em Bom Jesus do Oeste, onde atua na Unidade Básica de Saúde do Município, que recebeu apenas 14 doses nesse primeiro momento, o suficiente apenas para os funcionários atualmente em atividade. Fernanda faz atendimento odontológico de emergência na UBS e também ajuda na coleta de testes rápidos de Covid, na linha de frente da área da saúde na cidade.

“É uma sensação ótima, me senti protegida”, diz Fernanda, que teve a doença em novembro passado, com sintomas leves, e mesmo assim foi orientada a fazer a vacina, especialmente porque não há evidências de que a imunidade trazida após o desenvolvimento do vírus seja duradoura. “Também continuo tendo contato com a população no meu trabalho, incluindo pessoas com suspeita de estarem com Covid na Unidade, por isso a vacina é tão importante”, explica.

Campanha de Vacinação

O CRO-SC lembra aos inscritos que a vacinação está sendo organizada pelos municípios, que devem seguir os protocolos determinados pela Campanha Nacional de Vacinação (para obter maiores informações, consulte saude.gov.br ) e os cirurgiões-dentistas foram incluídos no grupo prioritário.

Nesse primeiro ciclo de aplicação de doses, serão contemplados profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos institucionalizados, portadores de deficiência com mais de 18 anos institucionalizados e indígenas aldeados em terras homologadas. A campanha e os grupos contemplados serão escalonados de acordo com a disponibilidade de doses da vacina contra a Covid-19.

O grupo prioritário, por sua vez também tem subgrupos prioritários de acordo com o número de vacinas recebidas por cada município. Lembrando que, por enquanto, chegaram cerca de 71 mil doses para todos os 295 municípios do Estado.

O CRO-SC recomenda consultar a Secretaria Municipal de Saúde de seu município para informações mais detalhadas.

Siga nossas redes sociais para acompanhar as últimas notícias.

Facebook / Instagram / Twitter

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas