Covid-19: Municípios respondem ao ofício do CRO-SC sobre vacina para dentistas e auxiliares

O CRO-SC recebeu hoje (08) respostas a ofícios enviados pelo Conselho enfatizando a importância da vacina prioritária aos inscritos, que vêm se dedicando de maneira incansável durante a pandemia, em ambientes com os maiores riscos de contaminação.

Corupá: Franciesca Lunelli, secretária de Saúde, Assistência Social, Trabalho e Habitação, informou que no município foi priorizada a vacinação dos cirurgiões-dentistas e, mesmo recebendo poucas doses, vacinaram todos os que são servidores públicos e parte da rede privada. Ressaltaram que infelizmente ainda não conseguiram imunizar todos, mas estão recebendo novas doses e a odontologia consta na fase 1 de priorização dos profissionais da saúde. Esperam em breve ter todos vacinados.

Içara: Segundo o secretário Municipal de Saúde, Sandro Ressler, os cirurgiões-dentistas fazem parte do grupo prioritário, conforme o Plano de Operacionalização da Campanha Covid-19 em Içara-SC e deliberações CIB. Destacou que os cirurgiões-dentistas possuem funções relevantes no rol de procedimentos da Atenção em Saúde e reiterou o compromisso com a vacinação de todos os profissionais de Saúde.

Itapoá – Janayna Gomes Silvino, secretária Municipal de Saúde, informou que os cirurgiões-dentistas da rede pública já foram imunizados e os demais profissionais receberão a vacina assim que o município receber mais doses.

Joinville – Andrei Popovski Kolaceke, diretor executivo da Secretaria de Saúde, informou queque o andamento do cronograma de vacinação depende da disponibilização de mais imunizantes pelo Ministério da Saúde. A primeira fase de imunização em Joinville tem o objetivo de vacinar aproximadamente 112 mil pessoas (os trabalhadores da saúde estão incluídos nesse grupo), porém até o momento receberam 9.634 doses. Estão vacinando os profissionais da área da saúde desde a chegada da primeira remessa de doses, independentemente de categorização, sendo priorizado por locais de trabalho com maior risco de infecção pela Covid-19. Para reforçar o compromisso com a transparência, a Secretaria da Saúde de Joinville está enviando, periodicamente, as listas com os nomes das pessoas vacinadas ao Ministério Público.

Navegantes – Luciane Angela Nottar Nesello, secretária de Saúde, relatou que ao receber o primeiro lote da vacina contra a Covid, o município, conforme preconizado, priorizou idosos institucionalizados e profissionais de saúde em linha de frente ao atendimento a pacientes com a doença (hospital, SAMU, CT) e que, na sequência, iniciou a imunização dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, sendo que alguns profissionais da odontologia já receberam a 1ª dose. Eles seguem imunizando os servidores da saúde, pois o quantitativo de doses recebida ainda é pequeno frente às necessidades do município.

Pescaria Brava – Matheus de Souza Vicente, secretário de Saúde, informou que município tem um total de 182 profissionais de saúde da rede pública e privada, incluindo cirurgiões-dentistas e auxiliares, e que todos já receberam a primeira dose da vacina Coronavac-Butantan e ainda esta semana receberão a segunda dose.

Rio dos Cedros – Miria Eliete Schmid Floriani, secretária de Saúde, informou que as equipes de saúde bucal já foram vacinadas no município.

Sombrio – Acoordenadora de Atenção Básica e Responsável Técnica, enfermeira Aline Inácio informou que todos os profissionais da categoria do município já receberam 1ª dose da vacina.

Foram enviados ofícios aos 295 municípios do Estado e responderam na semana passada Florianópolis, Chapecó, Blumenau e Piratuba. O CRO-SC continua atuante e vigilante para que a vacinação seja estendida o quanto antes aos profissionais da odontologia do Estado. O Conselho já tem a informação de que diversos cirurgiões-dentistas que atuam na linha de frente do contra a Covid-19 vêm sendo vacinados em algumas cidades do Estado.

É importante também que os colegas que desejarem informações ainda mais detalhadas, recomendamos consultar a Secretaria de Saúde de sua cidade, que é quem está conduzindo a vacinação em cada município.