CRO-SC avalia a saúde bucal da população no Bem Estar Global

A participação do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina na programação do Bem Estar Global nesta sexta-feira (30/01), no Trapiche da Beira Mar, em Florianópolis, superou as expectativas. Foram feitos mais de 150 exames clínicos. Quando necessário, os pacientes foram encaminhados às unidades de saúde do município ou ao setor de Odontologia Hospitalar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo do Conselho foi de contribuir com a educação da população, despertando para a importância da doença; além de avaliar a saúde bucal dos pacientes e detectar possíveis indícios de câncer. “Buscamos fazer um trabalho preventivo já que, quando descoberto precocemente, o câncer pode ser tratado mais facilmente”, comenta Élito Araújo, Presidente do CRO-SC.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) previram, em 2014, a incidência em Santa Catarina de 490 novos casos a cada 100 mil habitantes. Sendo 420 em homens e 70 em mulheres.

Os pacientes – crianças, jovens e adultos – foram atendidos por estudantes da graduação em Odontologia e da pós-graduação em Diagnóstico Bucal da Universidade Federal de Santa Catarina.

Veja como foi:

Ac_Global (1) Ac_Global (2) Ac_Global (3) Ac_Global (4) Ac_Global (5) Ac_Global (6) Ac_Global (7) Ac_Global (8)

A ação foi coordenada pelas professoras Alessandra Rodrigues de Camargo e Inês Beatriz Rath do curso de Odontologia da UFSC e integrantes da equipe de Odontologia do  Hospital Universitário.