CRO-SC e ABO prosseguem na atuação conjunta para esclarecer e fiscalizar taxas de coleta de lixo hospitalar de cirurgiões-dentistas de Joinville

Representantes do CRO-SC e ABO estiveram no dia 9/11 na Câmara de Vereadores de Joinville para a Reunião Conjunta de Finanças e de Urbanismo para mais uma vez tratar do pedido de avaliação de alguns pontos do decreto-lei 49.210, de julho de 2022, que causou muitas dúvidas entre os cirurgiões-dentistas do município.

Foi a continuidade do trabalho levado à frente pelas entidades da odontologia a fim de que sejam obtidas mais informações da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da empresa Ambiental, esta última responsável pela coleta do lixo hospitalar em Joinville para os cirurgiões-dentistas da região, sobre a cobrança individualizada da tarifa iniciada em outubro.

Segundo o conselheiro do CRO-SC, Nelson Westrupp, a Ambiental ficou mais comprometida em verificar os volumes recolhidos para gerarem as taxas. “Fico feliz porque todos serão beneficiados com o Conselho atuando juntamente com a ABO local”, afirmou Westrupp. Na reunião, ele explicou alguns dos pontos que estão sendo questionados pelos cirurgiões-dentistas quanto à forma de medição do volume de lixo hospitalar gerado e a taxa gerada para cobrança, pois emitem guias de Movimentação e Transporte de Resíduos (MTR) em quilos, e a cobrança da taxa é gerada em volume (litros). Ele também reivindicou o esclarecimento de que a taxa de adesão ao sistema de assinatura digital efetuado no momento do cadastro não gerará nenhum tipo de cobrança futura na renovação.

Participaram também da reunião o delegado do CRO-SC em Joinville, Oscar Ricardo Hromatka Filho e a presidente da ABO Joinvillle, Tânia Roese. Esta foi a terceira reunião para tratar do assunto, sendo a primeira com a empresa Ambiental, que disponibilizou um canal exclusivo de WhatsApp para os colegas da região resolverem suas dúvidas quanto ao material descartado e valores, disponível no número (47) 9993-0220, onde também poderá ser solicitada a revisão de valores.

Na foto estão os engenheiros responsáveis pela empresa Ambiental, o secretário de Infraestrutura de Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, Nelson Westrupp, Tânia Roese e Oscar Hromatka Filho