Notícias CROSC

CRO-SC estimula atenção integral à saúde do indivíduo

O cuidado com a saúde bucal reflete na manutenção do bem estar de todo o organismo do indivíduo. Já os problemas em outros órgãos podem ter impacto negativo sobre a boca. Todos ganham, então, se nos consultórios houver atenção integral à saúde do paciente. A conclusão levou o Ministério da Saúde a adotar técnicas multidisciplinares e implantar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares nos postos do Sistema Único de Saúde e também guia as ações da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Bucal (PICSB) do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC).

“O importante nesse momento é o esclarecimento dos profissionais a respeito do assunto. Isso vai promover maior adesão e utilização dessas técnicas, que vêm recebendo apoio do poder público pela forma integral de atenção à saúde e sua crescente legitimação por parte da sociedade”, diz Élito Araújo, presidente do CRO-SC. A entidade iniciou as ações na área com a criação de um calendário de palestras gratuitas e abertas aos cirurgiões dentistas e outros interessados no assunto. As apresentações são feitas por profissionais com larga experiência nas práticas integrativas e complementares de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Entre os assuntos abordados estão a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia e o termalismo. As palestras quinzenais são realizadas no auditório do Conselho, no Centro da Capital. “Planejamos um ciclo de encontros que vão esclarecer os aspectos mais relevantes acerca dessas práticas e explicar a que cada uma delas se destina”, explica Karime Pereira, presidente da Comissão de PICSB do Conselho.

A abordagem contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos denominados pela Organização Mundial da Saúde de medicina tradicional e complementar/alternativa. A intenção é estimular os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A ênfase é na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.  Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

 

Serviço:

 

Ciclo de Palestras

 

Local: Auditório do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina

Rua: Trajano nº 279 – sala 402 – Centro – Florianópolis – SC

Horário: 19h30

Entrada gratuita

 

Programação:

 

Agosto

Dia 02: Abordagem integrativa da dor e disfunção orofacial, com o médico especialista em Acupuntura Norton Moritz Carneiro – SC.                         

Dia 23: Porque a boca tem a ver com a postura corporal, com o cirurgião-dentista Lindbergue Colettes Alves – SP. 

 

Setembro              

Dia 20: Homeopatia aplicada à Odontologia, com Marisa Salvador Domingues e Monique da Silva Cunha – SC.

 

Outubro

Dia 09: Dor crônica. Sua inter-relação pela visão do fisioterapeuta, com Juliana Barcellos de Souza – SC

Dia 23: Experiência multiprofissional no tratamento da dor, com Maria Rosa Machado Carneiro – SC.           

 

Novembro

Dia 06: Uma visão do Sistema Estomatognático como mediador do processo de desenvolvimento humano, com Aleto Silva – SC.

Dia 20: Inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Bucal nos currículos de Odontologia, com o cirurgião-dentista Raul Antônio Cruz – RS.                                  

 

Dezembro

Dia 04: Acupuntura Clássica no Alívio da Dor, com Prof. Phd.Yu Tao – SC

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas