CRO-SC participa de audiência pública em Criciúma sobre prevenção de câncer bucal

Carlos Henrique Burigo Rosso, delegado do CRO-SC em Criciúma, participou, representando o Conselho, de audiência pública promovida dia 13 pela Câmara de Vereadores de Criciúma, que teve como tema políticas públicas para a prevenção do câncer bucal.
Rosso, que colocou o CRO-SC à disposição para colaborar em ações de prevenção à doença, elogiou a iniciativa da Câmara ao tomar a atitude de levantar um assunto tão relevante. “Em minha manifestação, destaquei três formas de atuação, que são a educação em saúde para alertar à população, a organização da rede de profissionais para atuar no diagnóstico e o tratamento propriamente dito”, informou o delegado do Conselho de Odontologia.
Segundo ele, Criciúma está cada vez mais se organizando para atuar no combate à doença, pois somente nos primeiros dez meses deste ano, 50 pessoas foram diagnosticadas com câncer bucal no município. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de boca está mais presente entre homens, e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos.
Segundo a presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, é importante a união e parceria entre poder público e entidades a fim de combater a doença através de campanhas educativas. Nesse sentido, a audiência pública encaminhou a necessidade de realizar mais exames clínicos da cavidade bucal e a possibilidade da criação de uma Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal.
A audiência teve a participação da ABO Regional Criciúma, UNESC, secretaria municipal de Saúde e profissionais da odontologia.