CRO-SC presente na 14ª Conferência Municipal de Saúde de Joinville

Valorização da odontologia e reconhecimento e incentivo ao trabalho de excelência que os cirurgiões-dentistas do município exercem. Com esse objetivo, as Comissões do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joinville, reunidas na 14ª Conferência Municipal de Saúde de Joinville, avaliaram e aprovaram o encaminhamento de propostas na área.

Segundo o Conselheiro do CRO-SC, Nelson Westrupp, também integrante do CMS, nessa etapa municipal foram aprovadas as seguintes propostas nos grupos de trabalho, como ações preventivas: a inserção da odontologia hospitalar nos hospitais no estado e em Joinville e a implantação da avaliação de ortodontista nas escolas municipais, a fim de identificar e encaminhar para tratamento alunos com anomalias bucais, o que pode resultar em problemas de má qualidade do sono e, consequentemente, no rendimento escolar e na autoestima, entre outras. Essas propostas seguem agora para a conferência macrorregional e, em seguida, estadual.

Durante os grupos de trabalho foram apresentadas ainda reivindicações dos conselhos locais, que indicaram a falta de cirurgiões-dentistas, auxiliares e materiais para que possam fazer um trabalho de qualidade.

Também já foi enviada moção ao prefeito Adriano Silva reivindicando a adequação da duplicidade de vínculo dos odontólogos que com o pagamento equiparado aos cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Familia. Foi ressaltada no documento a importância da equiparação salarial para os profissionais da odontologia no serviço público de Joinville. “A reivindicação é antiga e já foi tema de muito debate entre os profissionais da área, chegando o momento de colocá-la em prática”, justificou Westrupp.

A adequação da duplicidade de vínculo dos cirurgiões-dentistas que cumprem oito horas de trabalho diário com o pagamento equiparado aos colegas da Estratégia Saúde da Familia é fundamental para a valorização dos servidores da área como reconhecimento e incentivo ao trabalho de excelência que exercem.

Concurso Público – Também foi encaminhada moção reivindicando a abertura imediata de concurso para contratação de servidores municipais para todas as áreas, preenchendo vagas ociosas, inclusive da ASB e TSB. Na justificativa, foi ressaltado que o dinheiro público precisa ser reinvestido na população e que Joinville necessita aumentar o número de servidores a fim de que o atendimento seja suficiente para a demanda exigida pela cidade. Os cirurgiões-dentistas Nelson Westrupp e Ricardo Paredes Rodrigues também participaram da assinatura de ambas as moções.