Notícias CROSC

CRO-SC realiza audiências éticas em Lages

A Comissão de Ética do CRO-SC reuniu-se em Lages nos dias 25 e 26 para a realização de 27 audiências, onde atuaram as conselheiras Ana Maria Zottis Hümmelgen e Luciane Carmen Villela, do delegado do Conselho em Lages, Robson Campos Burigo, dos colegas Francinne Bianchini Ampessan e Geraldo Costa de Oliveira, integrantes do Comitê de Ética na região, e do advogado Getúlio Barbosa Honorato.

As audiências foram realizadas tanto em formato virtual quanto presencial, sempre tomados todos os cuidados de segurança determinadas pelas Secretarias e Ministério da Saúde para a proteção dos participantes.

A Comissão tem como papel supervisionar o exercício profissional da Odontologia e o cumprimento fiel das regras e princípios especificados no Código de Ética Odontológica. A fiscalização ocorre a partir de visitas a clínicas e consultórios odontológicos e de denúncias feitas por inscritos ou pela população.

“Foram dois dias intensos de atuação da Comissão de Ética, cumprindo nossa missão, de imensa responsabilidade, de atuar para coibir e punir ilegalidades que prejudicam o exercício profissional de todos os que seguem as normas da nossa profissão”, afirma Ana Maria Zottis Hümmelgen. A presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, ressalta que os processos ético-disciplinares respeitam o direito de defesa e os prazos legalmente previstos.

Infrações éticas devem ser informadas ao Setor de Fiscalização do CRO-SC: fiscalizacao@crosc.org.br ou (48) 8823-6471 –WhatsApp, enviando comprovação (foto ou print da imagem que considere irregular). As denúncias serão analisadas pelos setores Jurídico e Fiscalização. Por determinação legal, os procedimentos éticos tramitam sob sigilo, tendo conhecimento dele somente as partes envolvidas e sendo divulgados ao público apenas depois de trânsito em julgado.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas