Debate para transformar Odontologia do Sono em especialidade já tem Comissão no CRO-SC

Em 30 de março aconteceu a primeira reunião da Comissão Técnica em Odontologia do Sono do CRO-SC, composta pelos cirurgiões-dentistas Ana Maria Zottis Hümmelgen (presidente), Thiago Shwantes, Rodrigo de Lima Cardoso, Kellyn Bertoldi, Rafael Faccio e Caroline Silvestre.

A pauta do primeiro encontro virtual da Comissão incluiu, além da apresentação dos participantes, colocar o objetivo da Comissão, que é representar o CRO-SC e os cirurgiões-dentistas que estão trabalhando ou estudando na área e também formular posição em relação ao movimento nacional iniciado em 2021 e que tem por meta transformar a odontologia do sono em especialidade odontológica.

Para desenvolver o assunto, já ocorreram três reuniões nacionais com grupo integrado por representantes de quase todos os estados para debater e evoluir o assunto, e cujo último encontro aconteceu ontem (04/04). Segundo Ana Maria Zottis Hümmelgen, a ideia é evoluir as discussões a respeito do assunto, pois já está sendo formulada a Matriz curricular contendo as disciplinas necessárias e carga horária mínima para que seja avaliada a aprovação em Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas – ANEO, promoção do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

“São 16 CROs envolvidos, apoiando o movimento pela especialidade, sendo que o propósito é divulgar a importância da odontologia do sono para a comunidade odontológica e para a sociedade”, informou Ana Zottis, já adiantando que serão feitas lives com vários convidados e tendo o apoio dos Conselhos Regionais na divulgação.

A ANEO é um evento democrático consultivo, onde o CFO ouve os segmentos da categoria envolvidos na normatização das especialidades odontológicas, tendo como objetivo a atualização das Normas Gerais do Conselho Federal de Odontologia sobre as especialidades, por meio de discussão ampla e participativa, visando adequar a legislação atual aos anseios da profissão com benefícios voltados à sociedade brasileira.