Notícias CROSC

Dia 21 de abril: nossa homenagem a Tiradentes

Neste dia 21 de abril, nossas homenagens a Tiradentes, que foi muito além do político, tendo realizado a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil. Joaquim José da Silva Xavier, um dos grandes heróis nacionais, é o patrono da Odontologia, pois, na sua juventude se dedicou ao exercício da profissão de “dentista”, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Por volta do ano de 1790 já esculpia, provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época.

.

Em maio de 1789, quando foi preso por sua participação na Inconfidência Mineira, Tiradentes disse que conhecia muita gente no Rio de Janeiro “em razão da prenda de colocar e tirar dentes”. Seu último confessor, frei Raimundo Pennaforte, relata que ele “tirava dentes com a mais sutil ligeireza e ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”.

.

A habilidade era rara naquela época de técnicas rudimentares. Entre os objetos retirados de sua casa, em Vila Rica, havia cinco pratos de pó de pedra branco, dois frascos de vidro grandes, duas garrafas finas pequenas, uma peneira de seda e instrumental de dentista. Os instrumentos fazem parte da reserva técnica do Museu Histórico Nacional (RJ). São dois fórceps, duas chaves de extração e uma espátula.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas