Dirigentes do CFO participaram de ato público em prol de mais recursos para a saúde brasileira

Com saída da Catedral rumo ao Congresso Nacional, em Brasília, dirigentes do Conselho Federal de Odontologia integraram, no dia 30 de novembro, a marcha em defesa da regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a luta contra a privatização do sistema público de saúde. A marcha faz parte do núcleo de atividades da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre na Capital Federal, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

Aproximadamente, cinco mil pessoas participaram da mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), em grande maioria, profissionais da área da saúde e representantes de entidades e sindicatos ligados à área da saúde. O Ato público foi liderado pelo presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi, e contou com o apoio de 30 movimentos sociais nacionais para concretização.

O presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, explica que o momento é muito importante. “Nesse ato temos a representatividade de todos os conselhos profissionais em prol da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa percentuais mínimos de investimentos na área da saúde pela União, estados e municípios e em defesa do SUS que merecemos. Sem a aprovação da EC 29 a população brasileira não terá acesso a um sistema público de saúde digno”, explica o Presidente do CFO.

Além do Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, a categoria odontológica esteve representada também pelos conselheiros federais do CFO, Dr. Samir Najjar e Dra. Evanilde Borges Viana; o assessor especial, Dr. Marcos Luis Macedo de Santana; o membro da Comissão de políticas públicas do CFO, Dr. Gerdo Bezerra de Faria; o membro do Conselho Nacional de Saúde, Dra. Graciara Matos de Azevedo; a presidente da Comissão de Registros de Técnicos em Saúde Bucal e de Auxiliares de Saúde Bucal do CFO, Filomena Barros; o Presidente da FIO, Dr. Welington Moreira Mello e o vice-presidente, Dr.José Carrijo Brom.