Notícias CROSC

Edital de concurso público para dentista é alterado a pedido do CRO-SC

Pela terceira vez este ano, o CRO-SC obteve junto à Justiça Federal liminar favorável a alteração em edital de concurso público para contratação de cirurgião-dentista. A 1ª Vara Federal de Tubarão, atendendo ao pedido do Conselho, determinou que o município de São Martinho respeite a jornada de trabalho (de 4 horas ordinárias diárias, acrescíveis de no máximo 2 horas suplementares por dia) e retifique o Edital n° 001/2020. Determinou também a Justiça Federal que sejam suspensas as nomeações e posses decorrentes do processo seletivo regido pelo edital alusivas ao cargo de dentista até que sejam cumpridas todas as determinações contidas na decisão.

É a terceira liminar obtida este ano pela Procuradoria Jurídica do CRO-SC contra concurso de prefeitura que não respeita os direitos do cirurgião-dentista. Em maio, o CRO-SC alcançou decisão contra o município de Bom Jardim da Serra e esta semana em Rio Fortuna. “Esta foi mais uma ação do Conselho, que está vigilante, e é importante que as prefeituras estejam cientes de que o CRO-SC não vai permitir que os nossos direitos sejam ignorados”, adiantou a presidente Sandra Silvestre.

A procuradora jurídica do CRO-SC, Dulcianne Beckhauser Borchardt informou que o Conselho ingressou com a ação pedindo apreciação com urgência devido ao perigo de dano, uma vez que, apesar da realização da prova estar suspensa em face da pandemia do vírus COVID-19, esta pode ser retomada a qualquer momento, dando imediata sequência ao certame.

Na decisão, a juíza federal substituta Ana Lidia Silva Mello Monteiro registrou que a jornada de trabalho dos cirurgiões dentistas é disciplinada pela lei federal n. 3.999/61 e que “não cabe ao Município inovar e alterar a legislação, seja por criação de novas regras previstas no edital ou por qualquer outro ato, visto não possuir competência para tanto”.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin