Estudo do CFO auxiliará trabalho da ANS no combate às glosas Odontológicas

O estudo do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para evidenciar falhas e discrepâncias das glosas odontológicas, em desenvolvimento, vai integrar o rol de propostas para aprimoramento da tabela sobre glosas, na Agência Nacional de Saúde Suplementar. A demanda para esse aperfeiçoamento partiu do Grupo Técnico de Conteúdo e Estrutura, do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), na última quinta-feira, 26 de setembro, no Rio de Janeiro.

A iniciativa do CFO surgiu a partir do crescimento indiscriminado de glosas odontológicas, apontadas por Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil. O estudo do CFO é elaborado por meio de dados enviados pela categoria que prestam serviço nas operadoras de planos e servirá para aprimoramento da Tabela de Domínio 38, da Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS). Esta tabela da ANS trata dos códigos e mensagens de glosas, administrativas ou técnicas, e recursos de glosas, trocadas entre prestadores e operadoras.

O representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Junior, destaca o empenho da Autarquia no combate às glosas. “Tendo em vista as pautas da ANS e o cenário nacional, com inúmeras queixas por parte dos profissionais de todo o país, o Conselho prioriza esse estudo para subsidiar os grupos de trabalho que atuam no aprimoramento da Odontologia Suplementar.”

A reunião ainda discutiu assuntos relacionados ao Demonstrativo de Pagamento entre operadoras e prestadores. A sugestão é que sejam discriminados no documento os pagamentos por Guia de Tratamento Odontológico (GTO), especificando todos os valores e indicando se o pagamento é inicial ou de recurso, facilitando o entendimento e a conferência por parte dos profissionais que atuam na Odontologia Suplementar.