Ética e fiscalização são temas de reunião entre representantes do CRO-SC de todo o estado

A Comissão de Ética do CRO-SC reuniu-se dia 17/09 com delegados e representantes regionais do Conselho por meio de plataforma digital Zoom. A reunião foi mais um passo para esclarecer dúvidas em relação a denúncias e questionamentos recebidos e ampliar a orientação a todos para o exercício de seu papel como delegados regionais e abrir um espaço cada vez maior para elucidação de questões relacionadas ao exercício da profissão e a ética.

Foram debatidas algumas resoluções do Conselho Federal de Odontologia (CFO) sobre temas como harmonização orofacial, “antes e depois” e inúmeras questões de fiscalização que mais se aplicam ao dia a dia do CRO e que mais geram dúvidas aos cirurgiões-dentistas. Os delegados foram também atualizados sobre as atividades e números da Comissão e o trabalho que continua em atividade, apesar das limitações impostas pela pandemia do Covid-19.

A reunião foi conduzida pelos integrantes da Comissão de Ética do CRO-SC, Rafael Lacerda Zandoná (presidente), Ana Maria Zottis Hummelgen e Luciane Carmen Villela, e acompanhada pelo conselheiro suplente Nelson Roberto Westrupp.

Participaram os delegados e representantes do CRO-SC no estado, Aliden William Robaski (Araranguá), Novelli Sganzerla (Água Doce), Flávio Cândido Ferreira (Blumenau), João Carlos Habitzreuter (Brusque), Márcia Elaine Bonfanti (Caçador), Rafael Rodrigo Faccio (Chapecó), Anderson Zat (Concórdia), Carlos Henrique B. Rosso (Criciúma), Adriano Campos (Curitibanos), Janaina Wyzykowski (Joaçaba), Robson Campos Burigo (Lages), André Luiz Pessin (São Bento do Sul) e Otávio Losso Piva (Tubarão).

Considerada muito positiva por todos, a reunião representou também o fortalecimento do relacionamento entre os delegados e o CRO-SC, seguindo o objetivo de maior aproximação regional da gestão. Nesse sentido, ficou estabelecido que estes encontros passarão a ser cada vez mais frequentes, uma vez que o trabalho conjunto dos delegados, fiscalização e Comissão de Ética é primordial para o fortalecimento da classe odontológica em Santa Catarina.

Presentes também à reunião a assessora da diretoria do CRO-SC Claudine Saldanha, a procuradora geral do CRO-SC Dulcianne Beckhauser Borchardt, a gerente de Fiscalização, Larissa Cassini Oliveira, a advogada Katia dos Anjos e a assessora de Comunicação Denise Christians.