Fiscais do CRO-SC autuam clínica em Itajaí onde atendimentos eram realizados por estudante de odontologia

A equipe de fiscalização do CRO-SC realizou ação ontem (29) em uma clínica em Itajaí, aonde estavam sendo realizados harmonização orofacial e atendimento a pacientes por um estudante de odontologia. A ação teve o apoio da Polícia Militar do município. Não ocorreu o flagrante, porém, o aluno confirmou que realizou atendimentos e irá responder a Termo Circunstanciado por contravenção penal. O cirurgião-dentista envolvido no acobertamento do exercício ilegal sofrerá processo ético-disciplinar junto ao Conselho.

A ação foi decorrente de denúncia e também de investigação da fiscalização do CRO-SC. “É chocante que estudantes façam atendimentos para os quais não estão tecnicamente preparados e que colegas cirurgiões-dentistas acobertem ilegalidades como essas, colocando a população em risco”, comentou a presidente Sandra Silvestre, que reforça a importância de tais fatos serem levados ao conhecimento do Conselho para que a equipe de fiscalização possa agir imediatamente.

A equipe de fiscalização do Conselho segue intensificando cada vez mais as visitas a fim de apurar todas as denúncias recebidas e viabilizar a punição das infrações ao Código de Ética Odontológica. O procedimento para que os responsáveis que acobertam o exercício ilegal sejam punidos tem sido incansável por parte do CRO-SC.

É importante lembrar que, por determinação legal, os procedimentos éticos tramitam sob sigilo, tendo conhecimento deles somente as partes envolvidas.