Notícias CROSC

Florianópolis sedia em novembro 9º Encontro Nacional de Aleitamento Materno

As inscrições para o evento podem ser feitas no site: www.enam.org.br

 

Florianópolis será sede do 9º Encontro Nacional de Aleitamento Materno, realizado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil). O evento acontece de 21 a 25 de novembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

 

Desde 1991, a Rede IBFAN Brasil, em parceria com grupos de mães e outras entidades ligadas à área da saúde, realiza o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que é um evento de âmbito nacional voltado para a atualização e o debate amplo sobre o aleitamento materno em defesa das crianças pequenas a uma alimentação saudável desde o nascimento.

 

Considerado tradicional no calendário de eventos científicos do país, ao longo de sua trajetória tem construído e consolidado um espaço de discussão, reflexão, troca de saberes e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos, grupos de mães, agentes comunitários de saúde e estudantes, pautando-se nas múltiplas dimensões que envolvem a prática de amamentar. A partir de 2010 o evento incluiu discussões que abordam também as práticas de alimentação complementar, levando em conta que as recomendações científicas para a boa alimentação infantil são: aleitamento continuado depois do sexto mês com a introdução de alimentação complementar saudável até pelo menos o segundo ano de vida, e amamentação exclusiva nos primeiros seis meses.

 

O tema central do 9º encontro será “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Sustentabilidade no Século XXI” e foi pensado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas ligações com o aleitamento materno, fazendo conexões diretas com a nutrição sustentável e a segurança alimentar; a saúde sustentável e o sistema de saúde; a sustentabilidade do meio ambiente e a mudança climática; e a produtividade, trabalho e o “empoderamento” das mulheres.

 

Mil Mães Amamentando: Projeto reunirá mães no dia 21 de novembro, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. O objetivo é agregar mães em um ato coletivo de amamentação, compartilhando saberes, práticas e experiências positivas e incentivando esta prática.

 

As inscrições para o evento podem ser feitas no site: www.enam.org.br

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin