Notícias CROSC

Harmonização Orofacial: Comissão intensifica análise de documentação

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) intensificou, por meio da Comissão Especial de inscrição e registro em Harmonização Orofacial, em reunião nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília/DF, a análise dos processos oriundos de todo o país. Essa análise de documentações, encaminhadas pelos Conselhos Regionais de todo o país, está sendo detalhada em atenção aos critérios de avaliação previstos na Resolução CFO 198/2019, que reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica.

O trabalho da Comissão especial foi iniciado no primeiro semestre desde ano, após edição da normativa. “O trabalho é rigoroso, pois considera em primeiro lugar a segurança à saúde da população que receberá esse atendimento especializado. O olhar da Comissão é prioritário à qualidade profissional, sem exceção. A análise e parecer final de cada processo são documentais, ou seja, o título será reconhecido caso os documentos anexados ao processo de solicitação estejam de acordo com a Resolução. Portanto, a análise está sendo objetiva, e independente de interpretações”, esclareceu Claudio Yukio Miyake, Coordenador da Comissão.

Por se tratar de uma especialidade nova, o trabalho da Autarquia é pautado pela legalidade, responsabilidade e respeito no cumprimento do bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Além disso, o CFO reitera que esse trabalho que normatizará a área de atuação do Cirurgião-Dentista no âmbito da Harmonização Orofacial, está amparado, inclusive, pela Lei 5.081/66, que estabelece o exercício da Odontologia.

Além do Coordenador, a Comissão Especial contou com o trabalho dos membros Evaristo Volpato e Viviane Coelho Dourado, assim como do assessoramento técnico dos Cirurgiões-Dentistas Sidmarcio Ziroldo e Tarley Pessoa de Barros. O Coordenador-Geral das Comissões, Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, também acompanha os trabalhos.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin