Notícias CROSC

IX CONABRO já movimenta profissionais da área de radiologia odontológica do País

Com a ideia de apresentar novas técnicas e tecnologias inovadoras, bem como oportunizar que sócios e não sócios da ABRO atualizem-se e aperfeiçoem-se em relação à Radiologia Odontológica, o IX CONABRO (Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica), promovido pela ABRO, se realizará de 27 a 30 de novembro deste ano, no Hotel Windsor Barra, na capital carioca. Na oportunidade, serão tratados temas relativos à patologia, implantodontia, ortodontia, cirurgia, entre outros temas.

 

O evento, focado principalmente para dentistas radiologistas, professores e estudantes de Radiologia, porém extensivo a profissionais de outras especialidades, tem os seguintes assuntos a serem debatidos durante os quatro dias de encontro: discussões diárias com expositores sobre suas novidades tecnológicas em sensor digital, softwares de planejamento em radiologia, Tomografia Computadorizada, Panorâmica e Cefalométrica; o negócio odontologia: práticas empreendedoras para o cirurgião-dentista; adequação de clínicas de radiologia odontológica: vigilância sanitária, marketing na odontologia e otimização de procedimentos; endodontia; o que o radiologista deve saber sobre cirurgia oral e implantodontia; orto e bucomaxilo; aspectos clínicos, radiográficos e tomográficos de lesões dos maxilares; tumores odontogênicos; avaliação de lesões dos maxilares por meio da tomografia computadorizada; fotografia odontológica: será que você está fazendo isso certo; importância da tomografia cone beam com realce de tecidos moles no planejamento, execução e acompanhamento dos casos na implantodontia; considerações práticas e atuais das tomografias computadorizadas pré e pós-cirúrgicas para implantes, além de diagnóstico 2d e 3d. Também será tratada a questão da tomografia computadorizada de feixe cônico limitado: alta resolução, baixa dose de radiação e diagnóstico para odontologia, com o premiado professor japonês da faculdade de Odontologia da Universidade de Nihon, no Japão, Yoshinori Arai.

 

O renomado docente obteve      sucesso no desenvolvimento da tomografia computadorizada, o Cone Beam (CBTC) aplicada à odontologia por conta de ter conseguido o estreitamento do campo de irradiação. Desta forma, em 1997, inicia-se a aplicação clínica do dispositivo dentro do Hospital Universitário de Nihon, no Japão. Posteriormente, essa tecnologia seria transferida para uso comercial e um dispositivo de Tomografia Computadorizada liberado como produto de nome Accuitomo. Assim, a partir dessa pesquisa, conduto radicular, osso alveolar, estrutura microscópica da  lâmina dura  e espaço periodontal foram possíveis de serem observados.

 

Entre muitos professores doutores e palestrantes reconhecidos pelo segmento da odontologia nacional e internacional, já confirmaram presença no IX CONABRO além de Yoshinori Arai, o também japonês J. Assaumi, assim como Thomas V. McClammy; Mark Batesole; José Carlos da Rosa; Jorge Bianchi; Bruno Azevedo, entre outros. O encontro tem como organizadores Marcus Freire, presidente; Cláudia Coscarelli, vice-presidente; e Felipe Costa, coordenador científico.

 

Marcus Freire, o presidente do evento, graduou-se, em 1975, pela FO da UFRJ (Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), especializou-se em Endodontia e Radiologia Oral (UFRJ), além de ser mestre em Endodontia (UFRJ). Ele também é professor aposentado da referida faculdade e radiologista responsável pela Clínica Especializada em Radiologia Oral.

Outras informações e inscrições através do site www.conabro2013.com.br ou com a secretaria executiva do IX CONABRO pelo telefone (21) 3323-3539 ou pelo e-mail secretaria@conabro2013.com.br.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas