Notícias CROSC

Julho laranja alerta para a importância de cuidados ortodônticos precoces

Criada para informar e sensibilizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces, a Campanha Julho Laranja tem como foco principal alertar que toda criança a partir dos 5 anos deve ser avaliada por um ortodontista
Este é o segundo ano da Campanha, que conta com o apoio do CRO-SC, idealizada pelos dentistas com especialização em ortodontia Ricardo Fabris Paulin, Daniela Gamba Garib, Patrícia Zambonato Freitas e Cibele Albergaria, que escolheram a cor laranja por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Nesta semana o mascote da campanha foi batizado com o nome de Julito e estará presente em todas as capitais do país.
Assim como em outras áreas da saúde, na odontologia também é possível evitar muitos problemas na fase adulta se a criança iniciar cedo um acompanhamento com o dentista, pois intervenções precoces apresentam mais simplicidade, maior benefício e menor custo biológico. Muitas complicações ortodônticas podem ser evitadas se identificadas e tratadas desde cedo, pois impactam diretamente na qualidade de vida da criança, em questões como comunicação, autoestima e até nutrição. Metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a promoção de saúde mental incluem a recomendação de que sejam prioritárias estratégias preventivas primárias, incluindo a redução dos fatores de risco relacionados a problemas de saúde mental. Instrumentos usados pela OMS para mensuração da qualidade de vida atestam que o tratamento ortodôntico melhora os índices de bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin