Meeting de HOF: CFO destaca preceitos éticos da Harmonização Orofacial

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) evidenciou a importância da ética e da legislação na Harmonização Orofacial, nos eventos realizados pelos Conselhos Regionais de Odontologia de Santa Catarina, Rondônia e Espírito Santo, em seus Meetings de HOF, em parceria com a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) e apoio do CFO. Essa sequência de encontros acontece desde agosto, com cronograma também em Sergipe e Mato Grosso.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o posicionamento dos Conselhos de Odontologia é de grande valia também para esclarecimento contínuo da sociedade sobre a competência profissional nessa área de atuação. “A Harmonização Orofacial é uma conquista para a Odontologia, agora precisamos expandir as informações essenciais aos pacientes que buscam este tratamento, valorizando assim os profissionais que a exercem, identificando os critérios de atuação à população. Com isso, é possível promover serviços odontológicos de excelência”, afirmou.

Segundo a Presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre (10 e 11 de setembro), foi um encontro especialmente construído para profissionais que atuam na área também analisarem as possibilidades diante de novos cenários desta que é a mais recente especialidade da odontologia reconhecida e regulamentada pelo CFO: “A Harmonização Orofacial, como as demais áreas da Odontologia, teve um espetacular avanço nos últimos anos e cabe a todos nós, Cirurgiões-Dentistas, a responsabilidade profissional e social de ajudar a combater a desinformação acerca da prática de procedimentos, com base na normativa editada”, concluiu.

Para o Presidente do CRO-RO, José Marcelo Vargas (24 e 25 de setembro), o Meeting é uma forma muito importante para enfatizar a prática da Harmonização Orofacial, com participação de grandes professores e palestrantes. “Mostrar em um evento tão grande, o valor das novas formas de avançar no âmbito da HOF, é bastante gratificante para a categoria. Incentivar os profissionais sobre o reconhecimento da especialidade e ética desenvolvida é o maior desafio que debatemos em nosso evento”, explica.

Segundo a Presidente do CRO-ES, Luzimar Gomes (22 e 23 de outubro), é com muita alegria que o regional realiza o primeiro evento presencial, desde o início da pandemia, principalmente sendo de uma especialidade tão procurada atualmente como a HOF. “Estava com muita saudade, é tradição nossa realizar vários eventos científicos em Vitória e região. Tenho certeza de que é o reinício de um ciclo, mas sempre atentos aos protocolos sanitários e ao cenário epidemiológico do momento”, destacou.

Os próximos encontros ocorrerão através da SBTI e dos Conselhos Regionais do Ceará, Tocantins e Distrito Federal.

É importante ressaltar que a HOF está normatizada pela Resolução CFO-198/2019, que reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica, pela Resolução CFO-230/2020, que vedou a prática de alguns procedimentos decorrentes de equívocos na interpretação da regulamentação 198/2019.