Municípios catarinenses ganham destaque no Prêmio Brasil Sorridente

Prêmio será entregue no dia 14 de abril no Rio de Janeiro

Três municípios catarinenses – Criciúma, Florianópolis e Porto União – tiveram desempenho de destaque ficando entre os cinco primeiros colocados no Prêmio Brasil Sorridente 2012. Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o prêmio será entregue neste sábado, dia 14, durante as comemorações de aniversário da instituição dos CROs, no Rio de Janeiro. Entre os integrantes da comitiva catarinense, que irá participar da cerimônia, está o Presidente do CRO-SC, Profº Dr. Élito Araújo.

O prêmio é uma forma de avaliar o atendimento odontológico da rede pública de saúde e serve de exemplo e motivação para as cidades vizinhas daquelas que estão recebendo a distinção.  “A iniciativa é importante porque valoriza os projetos realizados pelo serviço público na área de odontologia”, afirma João Carlos Caetano, que preside a comissão do CRO-SC responsável pela análise dos cases e escolha dos selecionados.

O município de Porto União ficou em segundo lugar no grupo das cidades até 50 mil habitantes; Criciúma em quarto lugar entre os municípios até 300 mil habitantes e Florianópolis em quinto em sua categoria (acima de 300 mil moradores). O vencedor em cada uma das categorias recebe um consultório odontológico completo; do segundo ao quinto lugar, uma placa alusiva, e os demais participantes um diploma.

Entre os critérios de avaliação, ao todo 10, estão a relação entre a população, o número de cirurgiões-dentistas da rede pública e a carga horária mensal de trabalho, a cobertura populacional alcançada pelas equipes de saúde bucal e o menor índice de cárie dental em estudantes até 12 anos, segundo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de João Carlos Caetano, que é professor doutor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Estadual da Saúde, fazem parte da comissão os professores doutores Ana Lúcia S. Ferreira de Mello, Calvino Reibnitz Júnior, Daniela G. Neumann e Mirelle Finkler.