O uso de lentes de contato na odontologia, campanha prevenção à hepatite e homenagem a profissionais de destaque fazem parte da programação do Encontro Regional do CRO-SC em Chapecó

O evento será nesta sexta-feira (17/05) no Mogano Bussines Hotel

O uso de lentes de contato dentais na odontologia, que pouco tempo atrás era disponível apenas para atores hollywoodianos, já integra a rotina dos consultórios odontológicos especializados em estética dental. A lâmina de porcelana ultra fina (com espessuras que variam de 0,2mm a 1,2mm) é fixada sobre a superfície para recobrir dentes amarelados, com manchas, envelhecidos ou levemente desalinhados. A vantagem do tratamento é a maior preservação das estruturas naturais dos dentes do paciente e a durabilidade, estimada em até 10 anos após aplicação. As novidades na técnica serão abordadas na palestra Avanços na Remodelação do Sorriso com Lentes de Contato, que será ministrada pelo cirurgião-dentista Guilherme Carpena Lopes, durante encontro do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC). O evento será realizado no dia 17 de maio, a partir das 14 horas, no Mogano Bussines Hotel, em Chapecó.

Pós-doutor em Cerâmicas Odontológicas pela PUC-RS/University of Toronto e Professor Associado de Dentística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lopes irá apresentar resultados de tratamentos restauradores minimamente invasivos mesclando com evidências científicas recentes na área de cerâmicas odontológicas. “Existe muita informação publicada na área de odontologia restauradora e infinitas opções de materiais restauradores. Tenho como principal objetivo guiar os profissionais de odontologia a decifrar as melhores e mais práticas estratégias restauradoras, tendo como base as evidências científicas”, explica o cirurgião-dentista.

Durante o encontro, a médica infectologista do Hospital Dia e Setor de Hepatites da Secretaria Municipal de Chapecó, Arlete Ferrari Rech Medeiros, dará orientações aos cirurgiões-dentistas a respeito da importância das medidas de prevenção contra à hepatite. Entre as atribuições dos odontólogos, definidas pelo Ministério da Saúde, esta atentar para as normas de biosegurança em todos os atendimentos para diminuir os riscos de contágio. Além disso, o cirurgião-dentista tem um papel importante no diagnóstico da doença, já que alguns sintomas surgem na cavidade oral do paciente. “O diagnóstico é uma ação essencial para evitar o avanço da hepatite assintomática. Com esta campanha, queremos que a classe odontológica seja mais um agente na prevenção da doença no estado”, acrescenta Élito Araújo, Presidente do CRO-SC.

Como em outras edições dos Encontros Regionais do CRO-SC, o Conselho também estará homenageando profissionais de destaque da saúde bucal na região. São eles: os cirurgiões-dentistas Luiz Antônio Basso, Anildo Aimi, Cidi  Honório Trentin e Antonio Carlos de Cesário; a técnica em saúde bucal Sonia Terezinha de Oliveira Pereira; e  as assistentes em saúde bucal Marinete Rosenbach e Luci Josefina Zin.

Para os técnicos e assistentes em saúde bucal está programada a palestra Estratégias de Comunicação para Atendimento a Pacientes, com a psicóloga Luciana Amorim. O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) – Região de Chapecó e patrocínio da Biodente.

Serviço:

Encontro Regional do CRO-SC de Chapecó