Pandemia: a ética na odontologia não está em férias

Com a proibição das reuniões presenciais devido à pandemia do Covid-19, o Conselho de Ética do CRO-SC teve seu trabalho interrompido e aguarda a liberação dos órgãos oficiais para o retorno das audiências e colocar em dia os processos éticos.

Segundo a conselheira Ana Maria Zottis Hummelgen, integrante do Conselho de Ética juntamente com Luciane Villela e Rafael Zandoná (presidente), tem sido fonte de preocupação dos integrantes e da diretoria do Conselho que um número significativo de cirurgiões-dentistas, profissionais de nível superior, aproveitem para infringir o código de ética com publicidades irregulares e campanhas publicitárias apelativas, como se a ética estivesse em férias.

“Convenhamos que para o bom caráter, para o correto e honesto não há necessidade de fiscais, nem de leis, pois entre eles o bom senso é seguido à risca e prevalece sempre”, comenta a conselheira, que enfatiza, ainda, o fato da quarentena não impedir o trabalho do Setor de Fiscalização do CRO-SC.

“Os fiscais estão trabalhando remotamente, as denúncias são notificadas imediatamente e, assim que forem autorizadas as audiências presenciais, se transformarão em processos éticos, com todo o seu trâmite”, alerta Ana Maria ao reforçar que a certeza do processo é algo que não deve ser ignorado por quem infringe o Código de Ética Odontológica.

“Para nós do CRO-SC constrange e entristece que justamente nestes tempos desafiadores de pandemia se multipliquem os que se aproveitam da situação para se beneficiar e obter alguma vantagem”, comenta a conselheira. Segundo ela, em momentos como os vivenciados pela humanidade atualmente é que afloram os sentimentos da formação do caráter de cada indivíduo e, portanto, a ética é um valor a ser ensinado, preservado e difundido.

Setor de Fiscalização do CRO-SC: fiscalizacao@crosc.org.br ou (48) 8823-6471 –WhatsApp, enviando comprovação (foto ou print da imagem que considere irregular). As denúncias serão analisadas pelos setores Jurídico e Fiscalização.