Notícias CROSC

Pauta de processos éticos avança em 2019

O CRO-SC encerrou 2019 registrando um total de 188 audiências e 70 julgamentos realizados. O Comitê de Ética, auxiliado pela Procuradoria Jurídica e o Departamento de Fiscalização do Conselho, realizou audiências de esclarecimento e de instrução em todas as Delegacias Regionais e também na sede em Florianópolis, além dos julgamentos com a participação dos demais conselheiros. A força-tarefa contou com audiências em Criciúma, Joinville, Blumenau, Chapecó e Lages, num esforço para zerar os quase 300 processos encontrados parados pela atual gestão.

“O ano de 2019 mostrou-se desafiador para a ética em todos os setores e profissões e não foi diferente para a odontologia”, avaliou o presidente da Comissão de Ética, Rafael Zandoná, ao explicar que o CRO-SC, como um todo, lutou em benefício da categoria, tendo que, antes de tudo, diminuir a grande quantidade de processos parados e atrasados.

“Além de colocar em dia a pauta, o objetivo é ter, no menor prazo possível, todos os processos ético-disciplinares tramitando dentro da normalidade”, afirmou a presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre. Segundo ela, mesmo com a agilidade imprimida durante o ano, todos os ritos estão sendo seguidos à risca, respeitando-se o direito de defesa e os prazos legalmente previstos.

A perspectiva para 2020 é a implantação de um novo modelo de fiscalização, voltado principalmente à instrução e esclarecimento dos inscritos quanto às regras para a boa prática da odontologia, pautadas pelo código de ética e novas resoluções do Conselho Federal (CFO). Rafael Zandoná adiantou que o novo plano de ação integrada foi desenvolvido durante 2019, testado na regional de Chapecó e será apresentado na reunião plenária do Conselho em janeiro. “É importante destacar que o sucesso já alcançado e o plano de ação para 2020 só foram possíveis pelo grande empenho de todos os funcionários e conselheiros”, afirmou ele.

A Comissão de Ética do CRO-SC é constituída pelos conselheiros Rafael Zandoná (presidente), Adriana Wolff de Carvalho, Ana Maria Zottis Hummelgen e Luciane Carmen Villela.

Total 2019

Audiências 188

Julgamentos 70

 

Julho

Audiências 29

Julgamentos 11

 

Agosto

Audiências 29

Julgamentos 10

 

Setembro

Audiências 38

Julgamentos 14

 

Outubro

Audiências 45

Julgamentos 13

 

Novembro

Audiências 35

Julgamentos 11

 

Dezembro

Audiências 12

Julgamentos 11

 

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas