Notícias CROSC

PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS SUJEITO A CONTROLE ESPECIAL

A Vigilância Municipal de Criciúma vem por meio desta nota orientar os Cirurgiões-Dentistas da região a respeito da prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial (psicotrópicos e antimicrobianos), pois temos observado diversas irregularidades em receituários prescritos.

De acordo com o artigo 7º RDC Nº20, de 5 de Maio de 2011, que dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, a receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial.

Portanto, não é permitido prescrever por exemplo Tylex ou Tramal (medicamentos psicotrópicos conforme a portaria 344/1998) junto com antimicrobiano no mesmo receituário.

Gostaríamos também de ressaltar que a Portaria citada no parágrafo anterior, que regulamenta as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, em seu artigo 38 determina que as prescrições por Cirurgiões-Dentistas só poderão ser feitas quando para uso odontológico.

Atenciosamente,

Rejane Rosso
Coordenadora de Vigilância Sanitária

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin