Notícias CROSC

Professores e alunos da Univali elaboram Caderno de Educação em Saúde Bucal

Para estimular bons hábitos para a preservação da saúde  bucal, professores e alunos de graduação do curso de odontologia da Universidade do Vale do Itajaí elaboraram o Caderno de Educação em Saúde Bucal: Informações para o Professor do Ensino Fundamental.

 

Destinado a professores do ensino fundamental de escolas públicas, a publicação traz, de forma objetiva e ilustrada, esclarecimentos a respeito da dentição e a importância dos cuidados com a higiene bucal.  O conteúdo do caderno contempla a forma e função das principais estruturas bucais e dentições; cárie dentária; doença periodental; dados epidemiológicos brasileiros dos principais problemas de saúde bucal; aspectos relacionados aos cuidados com as estruturas bucais; e orientações referentes ao traumatismo dental. Além de explicar sobre a melhor forma de escovação e importância do flúor.

 

“Esse trabalho tem como objetivo apresentar conhecimentos da área da saúde bucal que possam fomentar os trabalhos já desenvolvidos no âmbito escolar, bem como incentivar novas possibilidades. Pretendemos que este material seja um ponto de partida para um diálogo possível entre os profissionais da educação e da saúde, imprescindível para a promoção de saúde da população”, acrescentou a professora Elisabete Rabaldo Bottan, coordenadora do projeto, que contou também com a participação servidores municipais das áreas da saúde e educação do município de Itajaí.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas