Notícias CROSC

Profissionais de diversas áreas reúnem-se para debater tratamentos dos distúrbios do sono

A atuação do cirurgião-dentista nos disturbios respiratórios do sono foi apresentada pela conselheira do CRO-SC, Ana Maria Zottis Hümmelgen, na Semana do Sono Floripa, na mesa redonda “Tratamento Multidisciplinar dos Distúrbios do Sono”, realizada ontem (15) na UFSC .

A palestra da conselheira foi “Bruxismo, aparelho intraoral e cirurgia ortognática para tratamento de ronco e apneia”, e o debate que trouxe vários temas, reuniu especialistas como cirurgiã-dentista, médicos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, educador físico e psicóloga, para esclarecer dúvidas sobre esse aspecto tão importante na nossa vida, que é o sono. O tema é cada vez mais abrangente, no momento em que 1/3 da população tem algum distúrbio do sono, o que aumenta ainda mais depois dos 50 anos, sendo que cerca de 80% não são diagnosticados e nem fazem tratamento.

“Foi uma honra ter participado com profissionais tão capacitados, cada um na sua formação, porém todos unidos em dar melhor qualidade de sono para os pacientes”, comentou Ana Zottis, ao lembrar que é cada vez maior o número de pessoas beneficiadas pelas atividades em áreas públicas, hospitais, faculdades.

A Semana do Sono, iniciada dia 13 e que vai até 19 de março, tem como objetivo divulgar para a população a importância de cuidar desse aspecto determinante no nosso dia a dia, além de contribuir para identificar possíveis distúrbios, qual profissional procurar e mostrar como desmistificar o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa é da Associação Brasileira do Sono – ABS e conta com o apoio de vários CROs em todo o Brasil, entre eles o CRO Santa Catarina.

Em Santa Catarina, são várias cidades participantes, e em Florianópolis também haverá atividade especial das 9h às 12h na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz no dia 18/03, e no trapiche da Av. Beira Mar, em 19 de março, das 15 às 18h, com distribuição de cartilhas e esclarecimento de dúvidas da comunidade por cirurgiões-dentistas, médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas