Registro de técnicos e assistentes em saúde bucal garante maior qualidade no serviço odontológico

O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina CRO-SC orienta os cirurgiões-dentistas do estado sobre a obrigatoriedade de registro na entidade dos técnicos e assistentes em saúde bucal que atuam nos consultórios. A medida, prevista pela Lei Nº 11.889 de 2008, é essencial para garantir mais segurança a pacientes e profissionais e melhorar o atendimento à comunidade. Só podem atuar como técnicos ou auxiliares nos consultórios profissionais que tenham concluído cursos específicos nessas áreas. “Garantir que os profissionais que ajudam o cirurgião-dentista estejam preparados para exercer essa função é essencial para a melhoria dos serviços”, diz o Presidente do CRO-SC, Élito Araújo. “O Conselho tem também essa atribuição e vai fazer o que for necessário para aperfeiçoar ainda mais a odontologia em Santa Catarina”.

No início, o CRO-SC vai orientar os cirurgiões sobre a importância de contratação exclusiva de profissionais registrados. O técnico e o assistente em saúde bucal realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal  sob a supervisão do cirurgião-dentista.

Entre as metas do CRO-SC está o registro de todos os profissionais que ainda não têm inscrição junto ao Conselho. Os profissionais que ainda não têm registro devem regulamentar sua situação. Em Santa Catarina, a sede do CRO fica em Florianópolis. O contato e mais informações podem ser obtidas no site da entidade: www.crosc.org.br.

Clique aqui para ver as escolas que possuem código de registro no CFO

Saiba qual a documentação necessária para o registro:

Documentação necessária para Técnico em Saúde Bucal (TSB):

• Cópia autenticada do certificado do curso de TSB
  • Comprovante de conclusão do ensino médio
  • 2 fotos 3×4 e 2 fotos 2×2
  • Cópia da carteira de identidade civil
  • Cópia do C.P.F.
  • Cópia do título eleitoral
  • Cópia do certificado de alistamento militar (p/ homens)
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Tipologia Sanguínea