Notícias CROSC

Secretário de Articulação Nacional visita CRO-SC

O Plenário do CRO-SC recebeu na sexta-feira (5) a visita do secretário Executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, a quem foi feito relato das questões inadiáveis para a odontologia catarinense, como a importância e urgência da vacinação prioritária dos profissionais da classe.

Esmeraldino, que é cirurgião-dentista nascido em Tubarão (SC), colocou-se à disposição do CRO-SC, tanto em Santa Catarina quanto em Brasília, afirmou considerar importante estreitar laços com a classe e considera também como prioridade a vacina para a classe.

Também foi solicitado apoio para que Santa Catarina tenha finalmente um projeto de lei prevendo odontologia hospitalar no estado. Ficou definido com Esmeraldino o envio pelo CRO-SC de estudo sobre o tema, embasando com dados e números a importância e obrigatoriedade de regulação legal sobre o tema.

A presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, fundamentou o pedido lembrando que a implementação de um protocolo de cuidados bucais simples e de baixo custo na unidade de terapia intensiva é capaz de reduzir, em 46%, o risco de aquisição de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). O paciente em coma, entubado em respirador, tem mais risco de desenvolver a pneumonia, infecção que é uma das principais causas de morte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além da redução de custos pela diminuição de antibióticos necessários para tratamento da PAVM, a assistência odontológica reduz a permanência em leitos de UTI, o que representa uma economia de R$2.854,00 por paciente, em um único dia de internação em UTI.

O secretário Executivo de Articulação Nacional estava acompanhado por Alexandre Badotti, gerente operacional da Junta Comercial de Santa Catarina. Foram recebidos pela presidente Sandra Regina Pereira Silvestre, o secretário Wilson Andriani Júnior, a tesoureira Ana Maria Zottis Hummelgen e os conselheiros Rafael Lacerda Zandoná, Adriana Wolff de Carvalho, Luciane Carmen Villela e Ana Paula Denoni Freitas. Participaram em formato virtual os conselheiros Lauro Henrique Souza Lins e Nelson Roberto Westrupp.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas