Notícias CROSC

Seminário abre discussão para reflexão sobre o ensino na graduação de Odontologia

Coordenadores e professores de cursos de Odontologia de Santa Catarina reuniram-se na sexta-feira (4) para refletir a respeito da formação de profissionais da Odontologia no Estado. A quarta edição do evento, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), teve foco nos desafios na formação de profissionais e resgate dos valores humanísticos, culturais, sócio-políticos e éticos. O encontro contou com a participação da especialista em Ensino das Profissões da Saúde Francis Tourinho e do professor titular do departamento de Odontologia Preventiva e Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Odontologia Fernando Molinos.

Na abertura do evento, através de dinâmicas participativas, Francis Tourinho mostrou a importância das metodologias ativas nas práticas pedagógicas na área da saúde. Para a especialista, o ensino precisa deixar de ser centrado no professor para ser centrado no discente, para que ele assuma uma postura reflexiva, crítica e ativa, voltada para as questões e necessidades sociais. “A metodologia ativa é um recurso didático que permite a formação crítica do estudante do ensino superior e que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado”.

Molinos convidou os participantes a refletir a respeito da situação atual, do papel do homem como ser integrado e de profissional comprometido. “Não há como separar o homem do ser humano, do profissional e do cidadão. Assim como não podemos ficar fora do contexto social. O novo profissional deve estar sempre se perguntando: O que estou fazendo tem a ver com o propósito de melhorar a vida das pessoas, principalmente aquelas dos segmentos excluídos e marginalizados?”

A coordenação do seminário, sob a responsabilidade dos cirurgiões-dentistas João Carlos Caetano e Adalton Vieira, avaliou como positivo o resultado.  “O evento cumpriu seu papel de reflexão a respeito da proposta de formação de profissionais cada vez mais críticos e comprometidos com a profissão e a sociedade”, acrescentou Caetano.

Ao final, Molinos autografou a obra Na busca de uma prática odontológica socialmente referenciada – Urros & Susurros, que apresenta uma coletânea de textos construídos a partir de discussões na área de políticas de saúde bucal e formação de profissionais adequados.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas