Notícias CROSC

Seminário na OAB-SC debate cannabis medicinal no Brasil

O diretor secretário do CRO-SC, conselheiro Wilson Andriani Júnior, participou dias 02 e 03 de março, na OAB-SC, do 1º Seminário sobre a Regulamentação e as Oportunidades do Mercado da Cannabis Medicinal e Industrial no Brasil. O evento, um dos pioneiros do país, teve como objetivo debater as atualizações regulatórias do mercado canábico por meio de reflexões sobre o potencial existente na temática.

Foram abordadas questões como contexto histórico e aplicação clínica do cannabis, aspectos jurídicos e regulatório da Cannabis no Brasil, avanços tecnológicos e impacto social e econômico, entre outros, por advogados e outros profissionais dos Rio de Janeiro, Distrito Federal e Santa Catarina.

A cirurgiã-dentista Rafaela da Rosa (na foto com Wilson Andriani Jr.) apresentou o tema “Odontologia Canabinoide”. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Ufsc, Jacques Mick, também foi palestrante e falou sobre “Cannabis na pesquisa e inovação: experiência e potencialidades”. Presentes ao encontro profissionais das mais diversas áreas, como cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, psiquiatras, veterinários, professores, pesquisadores e empreendedores.

“O tema é inovador e requer maturidade na discussão, e o evento foi importante para levantar o debate em Santa Catarina”, avaliou Wilson Andriani Jr. O mercado canábico global movimentou na economia cerca de R$ 70 bilhões em 2022, com previsão de movimentação financeira de R$ 170 bilhões para 2025, ou seja, um mercado extremamente importante”.

Números: Santa Catarina possui cerca de sete mil pacientes em tratamento com Cannabis medicinal, dos 187 mil registrados no Brasil. Diversas doenças ou sintomas de enfermidades são alvos do tratamento, como câncer, Alzheimer, epilepsia, esclerose múltipla, Transtorno do Espectro Autista, depressão, ansiedade, demências e outras.

Especialistas acreditam que esses números sejam quatro ou cinco vezes maiores, podendo chegar a 20 mil pacientes em tratamento em Santa Catarina, e a quase um milhão no Brasil, uma vez que muitas das decisões judiciais que autorizam tratamentos e cultivo para fins medicinais, por exemplo, não integram os dados oficiais.

Segundo o Anuário Brasileiros da Cannabis, com dados atualizados até agosto de 2022, o número de pedidos de importação para uso medicinal dobrou de 2020 para 2021, e novamente cresceu mais de 100% de 2021 para 2022. O Anuário revela que o uso de Cannabis medicinal regulamentada já movimentou 26,1 bilhões no Brasil, arrecadando oito bilhões de impostos e criando 328 mil empregos.

Somente o mercado de Cannabis medicinal para pets, outro tema do evento, já movimentou 1,45 bilhão em nossa economia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas