Termo de cooperação técnica entre CRO-SC e  Vigilância Sanitária começa a ser formatado

O CRO-SC e a Vigilância Sanitária Estadual deram mais um passo hoje (11/03) para que seja firmado Termo de Cooperação Técnica entre ambos os órgãos. Em encontro que reuniu a presidente do Conselho, Sandra Silvestre, e a diretora da Vigilância, Lucélia Ribas Kryckyj, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, com reunião já agendada para 8 de abril, com o objetivo de fazer revisão conjunta da Resolução Normativa 002/2017, que detalha o Roteiro de Inspeção Sanitária para Serviços Odontológicos, especificamente para incluir pontos a serem observados pela fiscalização no que se refere à harmonização orofacial. Embora relativamente recente, a RN já precisa ser atualizada para acompanhar a crescente evolução da atuação do cirurgião-dentista.

Também foi acertada a elaboração e revisão do documento a ser firmado pelas partes para posterior encaminhamento ao secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino. O efetivo andamento das tratativas, bem como as definições acordadas e o início do trabalho conjunto foram motivo de satisfação para a diretora Lucélia Kryckyj. “Ao longo dos últimos anos temos tentado estabelecer parceria com o CRO, mas nunca houve integração para que fosse publicada uma normativa específica para a odontologia. Agora estamos sentindo envolvimento e interesse por parte do Conselho”, afirmou.

Sandra Silvestre assegurou que, da parte do CRO-SC, há hoje muita motivação para promover ações conjuntas e delinear diretrizes para ampliar cada vez mais o canal de comunicação entre os órgãos, o que começou a ser feito no segundo semestre de 2019. “O termo de cooperação será fundamental para que possamos ampliar a fiscalização de irregularidades e apuração de denúncias de ilegalidades no exercício da profissão de cirurgião-dentista, sempre defendendo o exercício profissional ético e dentro das normas que regem a nossa profissão”, adiantou Sandra.

Participaram também da reunião pelo CRO-SC a procuradora do Conselho, advogada Dulcianne Beckhauser Borchardt, a assessora da Presidência, administradora Claudine Saldanha e a gerente da Fiscalização, Larissa Cassini Oliveira. Da Vigilância Sanitária estavam presentes Roberta Vanacort Lenhardt, gerente da área de Inspeção e Monitoramento de Serviços de Saúde, Graziela Nunis, fiscal sanitária da Divisão de Estabelecimentos de Saúde, Carina Kindelmann, Beatriz de Oliveira Soares e Alex Lucas Carlos.