Notícias CROSC

Odontologia catarinense se destaca em Laboratórios de Inovação da OPAS Brasil

A cirurgiã-dentista catarinense Valeska Pivatto, integrante da Comissão de Telessaúde do CRO-SC, representará Florianópolis na live que apresentará o trabalho do Município de de Florianópolis na área de Teleodontologia escolhido como inovador pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O trabalho intitula-se “Teleodontologia em Florianópolis/SC: Uma realidade Pós-Covid 19”.

Foi a primeira vez que a temática de Saúde Bucal no SUS foi tratada por meio da metodologia dos Laboratórios de Inovação da OPAS Brasil. Ao todo, o Laboratório de Inovação recebeu 102 relatos de práticas provenientes de todas as regiões brasileiras e sete foram selecionadas como experiências inovadoras. Além do trabalho de Florianópolis, foram escolhidas mais seis experiências em todo o país do Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente após chamamento público aberto em julho deste ano.

Os autores dos trabalhos participarão de lives e receberão visitas técnicas in loco para sistematização do conhecimento entre os meses de outubro e novembro e, posteriormente, serão apresentados em seminário no mês de dezembro. “É muito gratificante para o CRO-SC ver a odontologia catarinense se destacando no país pelo seu trabalho, que beneficia a odontologia nacional”, comemorou a presidente Sandra Silvestre.

A primeira live será realizada nesta próxima quarta-feira, 26 de outubro, às 15h (horário de Brasília), no Canal DataSUS no YouTube, e tem como eixo de inovação a Teleodontologia. Na transmissão, estarão presentes os autores escolhidos das experiências deste eixo: os cirurgiões-dentistas Valeska Pivatto e Diego Diniz discutirão seus trabalhos frente à área de Teleodontologia nas secretarias municipais de Florianópolis (SC) e Sorocaba (SP), respectivamente.

A mediação é do Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, com a presença da professora Fernanda Carrer, da FOUSP. As datas das demais lives, referentes aos eixos de Odontologia Hospitalar e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), serão definidas em breve.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas