Vacina contra Covid-19: CRO-SC oficia municípios do estado

O CRO-SC enviou ofício a todos os municípios de Santa Catarina solicitando informações sobre a vacinação contra a Covid-19 e enfatizando a importância da vacina prioritária aos inscritos, que vêm se dedicando de maneira incansável durante a pandemia, em ambientes com os maiores riscos de contaminação.

Já foram recebidos retornos das prefeituras de Florianópolis, Chapecó, Blumenau e Piratuba. Chapecó pediu a relação dos profissionais inscritos e informou que o plano municipal de vacinas está em consonância com os planos nacional e estadual de vacinação, que contempla os profissionais da odontologia na fase 1 do processo de vacinação.

Blumenau informou que “todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina”. Piratuba respondeu que os profissionais da odontologia já estão no cronograma de nossa campanha de vacinação nessa segunda fase da primeira etapa. “Por se tratar de um município de pequeno porte e com baixo número de profissionais da categoria, cremos que a vacinação de todos será imediata”, antecipou a Secretaria de Saúde de Piratuba.

Já o município de Florianópolis contatou o CRO-SC dia 03/02 solicitando o reenvio da relação dos inscritos que residem na Capital, oportunidade em que a sede do Conselho foi colocada à disposição para a vacinação e solicitada a informação de previsão para o início. A Secretaria de Saúde informou hoje (04/02) que está concluindo a coleta de dados dos profissionais de saúde e assim que chegarem mais lotes iniciará de imediato a imunização exclusivamente para moradores em Florianópolis.

Também foi recebida resposta da Secretaria de Estado da Saúde informando que Santa Catarina está alinhada ao plano nacional de operacionalização da vacinação contra Covid-1, sendo assim os cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares estão contemplados no grupo prioritário trabalhadores de saúde na primeira fase da campanha, e serão vacinados à medida em que chegarem remessas de doses ao estado.

O CRO-SC continua atuante e vigilante para que a vacinação seja estendida o quanto antes aos profissionais da odontologia do Estado. O Conselho já tem a informação de que diversos cirurgiões-dentistas que atuam na linha de frente do contra a Covid-19 vêm sendo vacinados em algumas cidades do Estado. É importante também que os colegas que desejarem informações ainda mais detalhadas, recomendamos consultar a Secretaria de Saúde de sua cidade, que é quem está conduzindo a vacinação em cada município.