VACINA CONTRA COVID-19: MAIS MUNICÍPIOS RESPONDEM AO CRO-SC

O CRO-SC recebeu nos últimos dias mais respostas aos ofícios enviados pelo Conselho enfatizando a importância da vacina prioritária aos inscritos, que vêm se dedicando de maneira incansável durante a pandemia, em ambientes com os maiores riscos de contaminação. Confira os retornos recebidos:

Caçador – Regis Fabiano de Oliveira, coordenador da Saúde Bucal, relatou que, mediante informações do secretário de saúde Roberto Marton Moares e o diretor de serviços de vigilância Célio Moreira Becker, receberam inicialmente 490 doses da vacina, aplicadas nos profissionais da saúde que atuam diretamente com pacientes da Covid-19. Posteriormente, foram recebidas 390 doses, momento em que mais profissionais da saúde foram imunizados, inclusive cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares que atuam no serviço público. Informou ainda que a comissão municipal decidiu imunizar todos os profissionais da saúde com mais de 60 anos, independentemente da profissão. Desta forma, cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares com mais de 60 anos que trabalham na iniciativa privada, logo serão imunizados e, à medida em que mais doses cheguem, será ampliada a faixa etária de profissionais da saúde da iniciativa privada, até que todos sejam imunizados.

Jaborá – Robson Parisoto, secretário de Saúde informou que já encaminhou o ofício do CRO-SC para a área de vacinação.

Marema – Jaquelini Moro, secretária de Saúde informou que o município possui um profissional cirurgião dentista e um auxiliar, ambos já vacinados.

Pomerode – A Secretaria Municipal de Saúde informou que já na primeira fase, o município de Pomerode já vacinou todos os profissionais da odontologia da rede pública. Na segunda fase, vigente no momento, as vacinas estão disponíveis para os profissionais da odontologia da rede privada, mediante agendamento prévio, visando reduzir perdas, pois os frascos de vacinas recebidas são multidoses.

Porto Belo – Jainara Nordio, secretária de Saúde, informou que cirurgiões-dentistas e auxiliares que atuam na rede pública já receberam a primeira dose do imunizante, juntamente com os demais profissionais que estão na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e serviços de média complexidade. Os profissionais da rede privada serão imunizados assim que o município receber mais doses para esta destinação.

Rio das Antas – Amauri Brandalise, secretário de Saúde do município, informou que todos os profissionais da área já estão com a primeira cobertura vacinal.

São Bento do Sul – Carmen Regina Binotto, secretária de Saúde solicitou a relação de inscritos no município, já enviada pelo CRO-SC.

Foram enviados ofícios aos 295 municípios do Estado e o CRO-SC continua atuante e vigilante para que a vacinação seja estendida o quanto antes aos profissionais da odontologia do Estado. O Conselho já tem a informação de que diversos cirurgiões-dentistas que atuam na linha de frente do contra a Covid-19 vêm sendo vacinados em algumas cidades do Estado.

É importante também que os colegas que desejarem informações ainda mais detalhadas, recomendamos consultar a Secretaria de Saúde de sua cidade, que é quem está conduzindo a vacinação em cada município.